Rússia diz estar trabalhando para “resolver situação” de inspetores militares
Moscou, 26 abr (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou neste sábado que Moscou está adotando medidas para “resolver a situação” dos sete inspetores militares ocidentais retidos ontem pelas milícias pró-russas na cidade de Slaviansk, no sudeste da Ucrânia.
“Dentro de suas possibilidades, a parte russa toma medidas para resolver a situação criada pela detenção na cidade de Slaviansk de inspetores militares de uma série de Estados”, declarou a chancelaria.
Os separatistas pró-russos mantêm retidos sete militares europeus (três alemães, um polonês, um dinamarquês, um sueco e um tcheco), junto com outras seis pessoas, cinco oficiais ucranianos e o motorista do ônibus no qual viajavam.
Além de anunciar sua intervenção para conseguir a libertação dos inspetores militares, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia indicou que o governo de Kiev deveria ter “estipulado previamente” sua visita a essa região do país.
“Teria sido lógico esperar das autoridades ucranianas que tivessem definido previamente os assuntos relativos à permanência, atividade e segurança dos inspetores em regiões onde não controlam a situação e onde lançaram um operação militar contra os moradores de seu próprio país”, acrescentou. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.