Rússia e EUA falam em coordenação para combater terrorismo jihadista
Moscou, 18 set (EFE).- As titulares de Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, e dos Estados Unidos, Ashton Carter, falaram nesta sexta-feira por telefone sobre a necessidade de uma coordenação para combater o terrorismo jihadista no Oriente Médio.
“Especial atenção recebeu a necessidade de coordenar os esforços bilaterais e multilaterais na luta contra o terrorismo internacional”, disse Igor Konashenkov, porta-voz russo de Defesa, à imprensa local.
Shoigu e Carter abordaram em detalhe a situação na Síria, Iraque e, em geral, a região do Oriente Médio durante consultas que se prolongaram durante uma hora.
“Eles concordaram em continuar a discussão sobre os mecanismos para deter o conflito na Síria e também para combater o Estado Islâmico”, disse Konashenkov.
Na opinião do porta-voz militar russo, “a conversa demonstrou que na maioria de temas tratados as posturas de ambas as partes são próximas ou coincidem”.
O ministro russo e o secretário de Defesa americano também constataram “o reatamento dos contatos” entre ambas as pastas depois que estes praticamente foram suspensos após a anexação russa da península ucraniana da Crimeia em março de 2014.
Esta conversa aconteceu depois que o secretário de Estado americano, John Kerry, antecipou em Londres que “muito em breve” aconteceriam conversas militares entre ambas as potências sobre a guerra na Síria.
Esta manhã o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que a Rússia estudaria a possibilidade de enviar tropas à Síria para tomar parte em operações militares contra o EI se Damasco pedir.
“Se há uma solicitação, então, no marco dos contatos e do diálogo bilaterais, naturalmente se estudará e debaterá”, afirmou. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.