Rússia e governo Putin são avaliados negativamente em quase todo o mundo
Washington, 5 ago (EFE).- A imagem da Rússia e do governo de Vladimir Putin é avaliada negativamente em quase todos os países do mundo, especialmente nos Estados Unidos e Europa, conforme aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo instituto americano Pew Research Center.
A imagem desfavorável do país é especialmente alta na Polônia (80%), Ucrânia (72%), Alemanha e França (70%), muito pela abordagem favorável do Kremlin aos separatistas ucranianos, que voltaram a provocar instabilidade na Europa Ocidental.
No Oriente Médio, onde a Rússia apoia o governo do presidente sírio, Bashar al Assad, na guerra civil que o país atravessa, a opinião é negativa, principalmente, na Jordânia (80%) e em Israel (74%).
Além disso, há rejeição alta ao país no Japão (73%), Austrália (62%), Brasil (61%) e África do Sul (51%).
No lado oposto, em que a imagem de Rússia e Putin são positivas, o Vietnã aparece na liderança, com 76%, seguido por Gana (56%), China (51%), Coreia do Sul (46%) e Índia (43%).
Se a imagem da Rússia é negativa no Oriente Médio, a dos Estados Unidos tem avaliação semelhante, com 29% de rejeição, contra 25% do país governado por Vladimir Putin.
Nos EUA, há 22% de opinião positiva para com a Rússia, enquanto no país europeu a aprovação da nação da América do Norte é exatamente a mesma.
A pesquisa foi realizada, entre abril e maio deste ano, por telefone e pessoalmente, com 1.000 pessoas em cada um dos 39 países analisados (3.000 na China), com uma margem de erro entre 3% e 4%. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.