Rússia emite ordem de busca e captura contra líder radical ucraniano

  • Por Agencia EFE
  • 05/03/2014 07h44

Moscou, 5 mar (EFE).- A Rússia emitiu uma ordem de busca e captura internacional contra o líder do radical Setor de Direitas da Ucrânia, Dmitri Yarosh, um dos protagonistas da revolução que derrubou o presidente Viktor Yanukovich.

“Yarosh foi declarado em busca e captura pela Interpol e está acusado à revelia” de incentivar o terrorismo, disse o porta-voz do Comitê de Instrução (CI), Vladimir Markin, à agência “Interfax”.

O CI informou na segunda-feira passada que abriu um processo contra Yarosh por “chamadas públicas, através de meios de comunicação, para realização de atos terroristas e extremistas” contra a Rússia.

O Setor de Direitas anunciou em 1º de março a mobilização de seus ativistas contra a intervenção militar russa na república autônoma da Crimeia.

Além disso, neste mesmo dia, Yarosh publicou um comunicado na maior rede social russa, encaminhado ao líder da guerrilha cáucasa mais procurado pela Justiça russa, o checheno Doku Umarov, no qual o radical pede ajuda na luta contra Moscou.

Pouco tempo depois, o líder da república russa da Chechênia, Ramzan Kadyrov, que considera Umarov morto, ameaçou Yarosh.

“Em caso de necessidade, da mesma forma que seu amigo Umarov, se comprará um bilhete de ida sem volta”, advertiu Kadyrov.

No entanto, o Setor de Direitas negou ter publicado a mensagem e denunciou que a conta na rede social tinha sido pirateada.

Após a derrocada de Yanukovich, as novas autoridades ucranianas ofereceram a Yarosh ser secretário adjunto do Conselho de Defesa e Segurança Nacional, proposta que o líder do Setor de Direitas rejeitou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.