Rússia, EUA e ONU realizarão reunião trilateral em 14 de fevereiro em Genebra

  • Por Agencia EFE
  • 10/02/2014 14h22

Moscou, 10 fev (EFE).- Rússia, Estados Unidos e a ONU realizarão uma reunião trilateral em 14 de fevereiro em Genebra (Suíça) como parte das negociações de paz entre o regime sírio e a oposição armada, anunciou nesta segunda-feira a chancelaria russa.

“A reunião, no formato Rússia-EUA-ONU, a nível de vice-ministros das Relações Exteriores, vai acontecer em 14 de fevereiro”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores russo Mikhail Bogdanov à imprensa local.

A Rússia estará representada pelo vice-ministro das Relações Exteriores Gennady Gatilov, os Estados Unidos pela subsecretária de Estado para Assuntos Políticos, Wendy Sherman, e a ONU pelo mediador para a Síria, Lakhdar Brahimi.

“Concordamos que a Rússia e os EUA exercerão um enérgico e contínuo controle do processo negociador”, acrescentou.

Bogdanov se reuniu hoje em Moscou com o sírio Qadri Yamil, chefe da Frente Popular para a Mudança e a Libertação, e a Coalizão de Forças Pacíficas pela Mudança.

Na reunião, “destacou-se a necessidade de continuar ativamente os esforços apoiados pela Rússia para que a delegação da oposição em suas conversas com o governo da Síria seja mais representativa”, disse o diplomata.

Na opinião da Rússia, a delegação opositora nas negociações de paz deve esta representada por todos os grupos da sociedade síria, como estipula a declaração de Genebra de junho de 2012.

A Rússia acusou hoje os rebeldes sírios de romper no fim de semana a trégua na cidade síria de Homs, nas vésperas do reatamento das negociações de paz em Genebra.

“Lamentamos que durante a operação humanitária tiveram lugar violações do cessar-fogo por parte dos guerrilheiros e, como resultado, morreram pelo menos cinco pessoas e 20 foram feridos”, disse o porta-voz da chancelaria russa, Aleksandr Lukashevich.

A delegação da oposição síria nas negociações acusou hoje o governo de ser o único responsável pela ruptura da trégua humanitária de três dias em Homs.

A oposição pediu à Rússia que não vete o projeto de resolução que a França apresentará no Conselho de Segurança da ONU para abrir corredores humanitários na Síria, onde existem cerca de quarenta lugares com população civil que estão sob cerco militar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.