Rússia lança ataques aéreos na Síria a partir do Irã

  • Por Estadão Conteúdo
  • 16/08/2016 09h29

Soldados posam com a bandeira da Síria após ação no país

EFE Soldados posam com a bandeira da Síria

Militares da Rússia afirmaram nesta terça-feira que lançaram ataques aéreos contra alvos na Síria com aeronaves que partiram do oeste do Irã. O episódio marca uma nova coordenação militar entre Teerã e Moscou para apoiar o governo do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Aviões bombardeiros de longo alcance Tu-22M3 e aeronaves de bombardeio tático Su-34 partiram da base aérea de Hamedan, no Irã, para realizar um “ataque aéreo concentrado” contra os grupos militantes Estado Islâmico e Frente Nusra, afirmou em comunicado o Ministério da Defesa russo.

Os ataques tinham como alvo depósitos de munição e centros de comando e controle nas províncias de Alepo, Deir ez-Zor e Idlib, segundo a nota russa. O Irã não faz fronteira com a Síria e não estava ainda claro qual rota os aviões russos tomaram para os ataques. Chefe do comitê de defesa do Senado russo, Viktor Ozerov disse à agência de notícias Interfax acreditar que o Irã e o vizinho Iraque deveriam provavelmente permitir que os militares russos usassem seu espaço aéreo para lançar ataques.

Na guerra da Síria, Moscou tem dado apoio aéreo para apoiar os militares de Assad, enquanto o Irã e o grupo militante xiita libanês Hezbollah enviam assessores e combatentes para apoiar as forças do governo. Uma série de grupos enfrenta o regime de Assad, entre eles os extremistas Estado Islâmico e Frente Nusra, mas também rebeldes mais moderados, estes com o apoio dos EUA e de seus aliados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.