Rússia mostra satisfação com retirada de Cuba de lista de países terroristas

  • Por Agencia EFE
  • 05/06/2015 15h43
  • BlueSky

Moscou, 5 jun (EFE).- A Rússia afirmou nesta sexta-feira que a decisão dos Estados Unidos de eliminar Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo, elaborada pelo governo americano todos os anos, terá um impacto positivo na normalização das relações entre Washington e Havana.

“Acreditamos que a exclusão de Cuba da lista do Departamento de Estado de países que patrocinam o terrorismo, anunciada em 29 de maio, foi uma medida que era devida há muito tempo e corrige um erro histórico de Washington baseado em preconceitos políticos e ideológicos”, assinalou a Chancelaria russa em comunicado.

A medida “reconhece objetivamente os esforços realizados por Havana para combater o terrorismo internacional”.

Moscou considera que esta decisão “terá um efeito positivo na continuidade do processo de normalização das relações cubano-americanas, ao criar um contexto favorável para eliminar as restrições que ainda existem em relação a Cuba”.

Especialmente, afirmou o Ministério das Relações Exteriores russo, “o total cancelamento do embargo econômico, comercial e financeiro” e a facilitação do desenvolvimento da cooperação geral. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.