Rússia não descarta possibilidade de instalar armas nucleares na Crimeia

  • Por Agencia EFE
  • 15/12/2014 13h31

Moscou, 15 dez (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em entrevista divulgada nesta segunda-feira pela agência russa “Interfax”, não descartou a possibilidade de que seu país instale armas nucleares no território da Crimeia.

“Segundo o direito internacional, o Estado russo tem todos os fundamentos para dispor de seu arsenal nuclear de acordo com seus próprios interesses e com seus compromissos jurídicos internacionais”, afirmou Lavrov.

O chanceler argumentou que a “agora Crimeia é parte de um Estado (Rússia) que, conforme o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, possui este tipo de armas”.

A península da Crimeia, cuja soberania é reivindicada pela Ucrânia, foi incorporada à Rússia em 21 de março deste ano após um referendo considerado ilegal por Kiev, no qual mais de 96% dos eleitores optaram pela reunificação com a Rússia.

Lavrov criticou a aprovação por parte do Congresso americano de um projeto de lei de apoio para a Ucrânia que autoriza a Casa Branca a aplicar novas sanções contra o setor energético russo, principalmente a Gazprom, e o monopólio de exportação de armas, Rosoboronexport.

Além disso, os congressistas deram permissão para o fornecimento de armas para a Ucrânia, o que tinha sido negado pelo governo americano.

“Este passo dos Estados Unidos é hostil, e o presidente (Barack Obama) pode sancionar a lei ou não”, disse o ministro russo, explicando que a reação de Moscou dependerá da decisão do chefe da Casa Branca. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.