Rússia nega que tenha violado o espaço aéreo da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 26/04/2014 12h17
  • BlueSky

Moscou, 26 abr (EFE).- O Ministério da Defesa da Rússia negou neste sábado que aviões do país tenham violado o espaço aéreo da Ucrânia, em resposta às acusações nesse sentido formuladas pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

“Os meios de controle russos do espaço aéreo não detectaram nenhuma violação das fronteiras aéreas dos estados vizinhos da Rússia, incluída a Ucrânia”, disse um porta-voz de Defesa citado pela agência oficial “RIA Novosti”.

Segundo o Ministério da Defesa, as declarações do Pentágono sobre as supostas violações do espaço aéreo por caças russos são “infundadas” e de “caráter populista”.

O porta-voz ressaltou que estas denúncias “não contêm dados sobre a hora e o local em que aconteceu o incidente, nem sobre a altitude, a velocidade, a direção do voo e outros parâmetros objetivos”.

“Dá a impressão que os colegas americanos sonharam”, ironizou o representante da Defesa russa,

Na opinião de Moscou, “declarações como estas de representantes oficiais do Pentágono complicam ainda mais a situação na região e, claro, não ajudam a reduzir as tensões na Ucrânia”.

O Departamento de Defesa americano denunciou ontem que aeronaves russas tinham entrado no espaço aéreo da Ucrânia em várias ocasiões.

“Em várias ocasiões nas últimas 24 horas aeronaves russas entraram no espaço aéreo ucraniano”, disse o porta-voz adjunta do Pentágono, o coronel Steve Warren.

Em Kiev, o ministro da Defesa ucraniano, Mikhail Koval, declarou hoje que as Forças Armadas russas se aproximaram, mas não violaram as fronteiras terrestres nem aéreas do país.

“Ao meio-dia, quatro aviões de transporte Il-76 voaram junto a nossa fronteira, mas em nenhum momento a cruzaram”, disse Koval em entrevista coletiva na capital ucraniana.

Segundo o responsável de Defesa ucraniano, as tropas de terra russas se aproximaram até dois quilômetros da linha de demarcação. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.