Rússia perde contato com satélite científico Relek

  • Por Agencia EFE
  • 11/01/2015 09h49
  • BlueSky

Moscou, 11 jan (EFE).- A Rússia anunciou neste domingo que perdeu o contato com o satélite cientista Relek, um projeto destinado ao estudo das partículas energéticas, raios gama cósmicos e o entorno radioativo em torno de nosso planeta.

“Aproximadamente há um mês que perdemos o contato com Relek. Desde então, os especialistas tentaram reanimar o aparelho, mas sem sucesso”, informou uma fonte da indústria espacial à agência “Interfax”.

A última vez que Relek enviou informação ao Instituto de Física Nuclear da Universidade Estatal de Moscou, que projetou o aparelho em parceria com cientistas de outros países, foi no início de dezembro.

“Os técnicos continuam tentando reprogramar o sistema de comando de bordo. Se em breve não conseguirmos restabelecer a comunicação com o satélite, o aparelho pode se dar por perdido”, acrescentou.

Posto em órbita em julho de 2014, a Relek devia operar durante três anos, fornecendo dados cruciais para âmbitos como as previsões climatológicos e a geofísica.

Entre outras coisas, devia remeter informação sobre as ondas eletromagnéticas e a interação das partículas de energia na atmosfera e ionosfera, o que poderia permitir aos especialistas prever os movimentos sísmicos na Terra.

Além disso o satélite dispõe de um telescópio para detectar fenômenos luminosos, como fulgores de raios gama, nas altas camadas da atmosfera.

O anterior aparelho da série MKA-FKI lançado em 2012 também não completou sua missão de três anose deixou de operar aos 12 meses.

O satélite Relek, que tem 250 quilos e dispõe de placas solares para a geração de energia, é uma versão do aparelho Karat construído pela corporação de foguetes espaciais Lavochkin.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.