Rússia rejeita acusações da Otan sobre abastecimento das forças na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 21/05/2015 16h25

Moscou, 21 mai (EFE).- O Kremlin rejeitou nesta quinta-feira as acusações do comandante supremo da Otan na Europa, o general Philip Breedlove, de que a Rússia está abastecendo suas forças militares no leste da Ucrânia.

“Estas afirmações, da mesma forma que outras similares, se baseiam em acusações infundadas e gratuitas contra a Rússia”, disse Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, à imprensa russa.

Após a reunião de chefes do Estado-Maior do comitê militar aliado, Breedlove assegurou que, aproveitando a cessação dos combates, “as forças russas se reabasteceram e acumularam tropas e equipamentos dentro e fora das cidades do leste da Ucrânia”.

Desta maneira, acrescentou, a Rússia “continua sendo capaz de movimentar rapidamente grandes forças para desestabilizar essa região”.

O presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou em várias ocasiões a presença de tropas russas em território do vizinho país, ao mesmo tempo que recalcou que Moscou advoga pelo cumprimento dos acordos de paz de Minsk.

Recentemente, o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, estimou em 11 mil as tropas russas desdobradas nas regiões orientais de Donetsk e Lugansk, o que foi negado categoricamente pelo Ministério da Defesa russo.

Nas últimas semanas, se recrudesceram os combates na zona e quase diariamente morrem soldados governamentais e milicianos separatistas, onde rege um frágil cessar-fogo desde 15 de fevereiro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.