Rússia testará em macacos vacina contra ebola

  • Por Agencia EFE
  • 13/10/2014 13h14

Moscou, 13 out (EFE).- A Rússia experimentará em breve em macacos uma vacina contra o ebola que foi elaborada por um grupo de cientistas russos na Guiné, anunciou nesta segunda-feira Veronika Skvortsova, ministra da Saúde do país.

“Neste momento estamos armazenando um número suficiente de vacinas para poder repetir os experimentos em macacos e passar para os testes clínicos”, disse Skvortsova.

A ministra, que fez essas afirmações durante a conferência para o controle do tabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em Moscou, destacou que “a elaboração de uma vacina contra o vírus ebola levará vários meses”.

“Estamos escolhendo a melhor das vacinas em que estão trabalhando nossos especialistas na Guiné”, disse.

Em entrevista à televisão russa, Skvortsova tinha garantido no domingo que a vacina elaborada pelo laboratório russo na Guiné, de nome Triazoverin, tem eficácia “de entre 70% e 90%, e isso é um indicador muito bom”.

Além disso, revelou que os cientistas russos, tanto na Guiné como em outros dois institutos, elaboraram três vacinas, “uma baseada em uma cepa do ebola e outras duas por engenharia genética”.

Por sua vez, a vice-primeira-ministra russa, Olga Golodets, destacou hoje que a Rússia “está a ponto de concluir o trabalho sobre uma vacina” e que “os primeiros testes foram bem-sucedidos”.

Até agora, o vírus do ebola não possui tratamento específico ou uma vacina eficaz apesar de já ter causado 4.033 mortes, segundo a última apuração da OMS. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.