Rússia tratará como agressão ataque dos EUA na Síria sem permissão de Damasco

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2014 12h46

Moscou, 11 set (EFE).- A Rússia advertiu que qualificará como “ato de agressão” qualquer ataque aéreo dos Estados Unidos contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em território sírio sem a prévia autorização do governo da Síria ou do Conselho de Segurança da ONU, segundo declarou nesta quinta-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Lukashevich.

O diplomata russo afirmou que “há fundamentos para pensar que em tal caso as forças governamentais sírias também podem ser atacadas, com a consequente escalada de tensão” em toda a região.

Em pronunciamento na televisão, o presidente americano, Barack Obama, anunciou na noite de quarta-feira que estenderá à Síria sua campanha de ataques aéreos contra o EI.

A mudança de posição dos EUA ocorre um ano depois de Obama indicar que seu governo não interviria na guerra civil da Síria com bombardeiros contra posições do regime, apesar do uso de armas químicas por parte das forças do presidente Bashar al Assad.

Obama assegurou que reuniu apoios internacionais suficientes para liderar uma “ampla coalização” que permita “destruir” o EI, esforço que “levará tempo” e que representa risco aos militares que atuarão na ação. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.