Rússia violou espaço aéreo ucraniano várias vezes, segundo Pentágono

  • Por Agência EFE
  • 25/04/2014 21h51

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira que aeronaves russas entraram no espaço aéreo da Ucrânia várias vezes nas últimas 24 horas,

A informação foi dada pelo porta-voz adjunto do Pentágono, o coronel Steve Warren. “Pedimos aos russos que deem passos imediatos para diminuir a escalada da situação”, acrescentou.

O episódio acontece em um momento de crescente tensão na região de fronteira entre esse país e a Rússia, com milhares de tropas ao comando de Moscou concentradas nas proximidades das regiões de maioria que fala o russo na Ucrânia.

O Exército russo começou a movimentar infantaria, artilharia e elementos de ataque aéreo perto da Ucrânia, algo que o Pentágono considerou esta manhã como parte de manobras militares, mas que não ajuda a diminuir a tensão na região.

O Pentágono também confirmou esta tarde que o chefe do Estado-Maior Conjunto, o general Martin Dempsey, falou ontem com seu colega russo, o general Valery Gerasimov.

No entanto, o secretário de Defesa, Chuck Hagel, não conseguiu falar, apesar de várias tentativas nas últimas 24 horas, com seu colega russo, Sergei Shoigu, para transmitir a ele com urgência a necessidade de que se detenha a escalada militar nas proximidades da Ucrânia oriental.

Hagel disse que os últimos movimentos de tropas, aeronaves e tanques nas proximidades da Ucrânia são “perigosos e desestabilizadores”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.