Sabesp diz que divulgará lista de entidades em que foram feitas conexões

  • Por Agência Estado
  • 13/10/2015 21h20
divulgação Sabesp não poderá cortar água em favelas durante pandemia de coronavírus

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) afirma que o sigilo de informações sobre suas instalações subterrâneas tem como objetivo evitar eventuais atos de sabotagem ou vandalismo que colocariam em risco a vida, segurança ou saúde da população.

A empresa decretou sigilo de 15 anos sobre dados da rede de água e esgoto. São consideradas secretas pela estatal informações sobre projetos técnicos e operacionais e localização de redes, equipamentos, instalações e sistemas.

O comunicado que decretou o sigilo foi publicado no Diário Oficial no dia 30 de maio pela diretoria colegiada da Sabesp, presidida pelo engenheiro Jerson Kelman. O caso, contudo, só foi revelado nesta terça-feira, 13, pelo portal de notícias iG, que descobriu o fato após ter um pedido de acesso à informação negado em todas as instâncias do governo Geraldo Alckmin (PSDB)

Procurada, a Sabesp afirma que divulgará, ainda esta semana, a lista das entidades, em geral hospitais, em que foram feitas conexões às adutoras para evitar o rodízio.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.