Saiba como acompanhar pela internet a chuva de meteoros Perseidas
Nesta terça-feira (12), a Agência Espacial Norte Americana – Nasa irá transmitir pela internet a chuva de meteoros Perseidas. As imagens serão captadas a partir do Marshall Space Flight Center, às 22h30 (horário de Brasília).
O evento on-line ainda contará com a presença de três especialistas sobre meteoros (os pesquisadores Bill Cooke, Rhiannon Blaauw e Danielle Moser) que responderão as perguntas dos internautas sobre as Perseidas via chat, a partir da meia-noite (horário de Brasília).
Veja também no Portal EBC:
Superlua e chuva de meteoros iluminam o céu esta semana
O fenômeno acontece anualmente, entre os meses de julho e agosto, quando a Terra, em sua trajetória ao redor do sol, passa pelos detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle. Esses detritos – pedaços de gelo e poeira com mais de 1.000 anos de idade – se queimam ao adentrar a atmosfera da Terra, criando uma das mais visíveis chuvas de meteoros do ano.
O pico da chuva de meteoros Perseidas, embora possa ser vista a olho nu praticamente em todo o mundo, será melhor visualizada no hemisfério norte, entre os dias 11, 12 e 13 de agosto, quando até 80 meteoros por hora podem ser observados cortando o céu, incluindo bólidos (bolas de fogo) que poderão ser observados mesmo com a lua cheia.
Veja abaixo como será a visualização das Perseidas em sua região:
Áreas marcadas com melhor visibilidade: 30-40 meteoros por hora; áreas marcadas com baixa visibilidade (vísivel, com alguma dificuldade): até 10 meteoros por hora; áreas marcadas com muito baixa visibilidade (visível, com muita dificuldade): até 5 meteoros por hora. Informações se referem ao horário de pico, entre as 3h e as 4h da manhã
De acordo com a Nasa, o melhor horário para observar o fenômeno é antes do amanhecer, após as 3h da manhã, quando a constelação de Perseu estará despontando no céu, a nordeste.
Para melhor visualizar o fenômeno, a agência recomenda que o observador se assegure das condições de tempo de sua localidade (o céu claro, sem nuvens seria o ideal) e procure locais afastados das luzes da cidade.
* Com informações da Agência Espacial Norte Americana – Nasa
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.