Salmond diz que libra esterlina seria mantida em uma Escócia independente

  • Por Agencia EFE
  • 17/09/2014 01h59

Edimburgo (R.Unido), 16 set (EFE).- O primeiro-ministro do governo autônomo da Escócia, Alex Salmond, mostrou nesta terça-feira que está convencido que na eventual independência do território escocês a libra esterlina seria mantida como a moeda do país e que o mesmo compartilharia o banco central com a Inglaterra.

“Vamos carimbar um acordo de bom senso sobre uma moeda compartilhada, com o Banco da Inglaterra como banco central partilhado. Essa é nossa proposta”, disse Salmond em entrevista à emissora “BBC Scotland”.

O líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP) afirmou que “haverá união monetária porque o mandato dos escoceses será esse. Certamente, será do interesse da Escócia e do resto do Reino Unido”, afirmou.

O líder nacionalista reiterou seus planos de conservar a libra como a moeda de uma Escócia independente, apesar de o ministro das Finanças do Reino Unido, George Osborne, ter advertido que o novo país teria que recorrer à chamada “esterlinização”, o uso da libra esterlina sem o apoio do Banco da Inglaterra como pessoa que faz empréstimos de último recurso.

Faltando dois dias para o referendo sobre a independência da Escócia, o dirigente nacionalista disse que sua aspiração “não é obter a maioria por um voto”.

Salmond disse que a campanha a favor do “sim” à independência esteve focada em “garantir todos os votos possíveis através do convencimento dos cidadãos de que esta é uma oportunidade para deixar o futuro da Escócia nas mãos da Escócia”.

“Em termos de desafios, certamente os teremos, todos os países os têm. O importante da independência é ter o poder e a habilidade de superá-los”, afirmou o dirigente do SNP. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.