Salvas de canhão lembram os 62 anos de Elizabeth II no trono

  • Por Agencia EFE
  • 06/02/2014 12h02

Londres, 6 fev (EFE).- A rainha Elizabeth II da Inglaterra completa nesta quinta-feira 62 anos no trono, data que foi lembrada com salvas de canhão no Hyde Park e na torre de Londres.

A soberana, que chegou ao trono após a morte de seu pai, o rei George VI, em 6 de fevereiro de 1952, não está comemorando o aniversário de forma especial, segundo o palácio de Buckingham.

Em uma típica manhã cinza e chuvosa de Londres, a Artilharia Real disparou hoje 41 salvas de canhão em Hyde Park, enquanto, na torre de Londres, a Companhia de Artilharia lançou 62 salvas, eventos assistidos por muitos turistas.

A ausência de festejos especiais para este ano contrasta com os de 2012, quando houve vários dias de celebrações em grande estilo e um grande show em junho diante do palácio de Buckingham.

No ano passado, o aniversário da coroação foi recordado com uma cerimônia religiosa na Abadia de Westminster de Londres, o mesmo templo onde Elizabeth II foi coroada em junho de 1953.

Apesar de seus 62 anos no trono e de estar a ponto de completar 88 anos em abril, a soberana britânica exibe boa saúde e deve fazer duas viagens internacionais nos próximos meses.

Em 3 de abril, ela viajará com seu marido, o duque de Edimburgo, de 92 anos, a Roma para se reunir com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e realizar uma audiência com o papa Francisco.

O destino seguinte será a França, entre 5 e 7 de junho, para participar com seu marido e o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, dos eventos de comemoração do 70º aniversário do desembarque da Normandia.

Devido a sua idade avançada, espera-se que a Rainha reduza seus compromissos oficiais enquanto os do príncipe de Gales aumentarão, já que a abdicação está descartada.

Ainda herdeira do trono, a então princesa Elizabeth prometeu aos 21 anos que dedicaria sua vida a servir ao país.

Durante seu reinado, a soberana britânica viajou muito: foram mais de 260 viagens ao exterior, frequência que diminuiu bastante nos últimos tempos por causa de sua idade.

Elizabeth II se encontrava de viagem pelo Quênia quando chegou ao trono à morte de seu pai, o que a obrigou a voltar imediatamente a Londres com o príncipe Felipe.

O rei George VI, que morreu de câncer, foi soberano de maneira inesperada em 1936 quando seu irmão, o rei Eduardo VIII, decidiu deixar o trono por não poder se casar com a americana Wallis Simpson, que era divorciada.

Elizabeth II é a soberana que reinou mais anos no Reino Unido após sua antepassada a rainha Vitória, que esteve no trono 64 anos e é a única monarca na Commonwealth (comunidade de ex-colônias e ex-protetorados britânicos) que também realizou um Jubileu de Diamante, em 1897.

A monarquia britânica goza atualmente de uma grande popularidade, sobretudo após o casamento do príncipe William – terceiro na linha de sucessão ao trono – com Kate, a duquesa de Cambridge, e o nascimento em julho do ano passado de seu filho, o príncipe George. EFE

vg/tr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.