Samsung registra piores vendas na Coreia do Sul em 8 anos

  • Por Agencia EFE
  • 09/03/2015 02h10

Seul, 16 abr (EFE).- A Samsung Electronics registrou em 2014 a pior marca de vendas em oito anos em seu próprio país, Coreia do Sul, pela queda da procura por seus smartphones segundo um relatório de contabilidade divulgado nesta segunda-feira pela empresa.

As vendas líquidas da empresa na Coreia do Sul alcançaram ano passado 20,7 trilhões de wons (US$ 18,7 bilhões), o que põe fim a sete anos consecutivos de crescimento desde que em 2007 superou pela primeira vez a marca de 20 trilhões de wons.

O número de 2014 representou uma queda de 9% em relação ao do ano anterior, indicou o relatório sobre vendas líquidas, que não incluem as transações entre as filiais do Grupo Samsung, o maior conglomerado empresarial da quarta economia da Ásia.

O relatório revelou que a abrupta queda das vendas da empresa em seu próprio país se deve à queda da procura de seus smartphones entre os consumidores sul-coreanos, o mesmo que tem acontecido em outros mercados do mundo e que reduziu os lucros da empresa.

A divisão de telefonia celular da Samsung, responsável por mais da metade da receita da companhia, viu suas vendas líquidas diminuírem 19,5% anualizado, segundo o relatório.

A Coreia do Sul representou 10% das vendas líquidas da empresa no mundo todo em 2014, e os Estados Unidos 30%.

A Samsung tem registrado nos últimos trimestres quedas cada vez maiores em seus lucros à medida em que perde hegemonia no mercado mundial de smartphones, dominado pela Apple na gama alta e com os fabricantes chineses crescendo nos baixos e médios padrões.

Em uma tentativa de reverter esta situação, a empresa sul-coreana apresentou seu novo carro-chefe, o Galaxy S6, que sairá à venda nas próximas semanas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.