Santos classifica de “infeliz” comparação de Maduro sobre imigração

  • Por Agencia EFE
  • 22/08/2015 18h18

Bogotá, 22 ago (EFE).- O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, qualificou neste sábado de “infeliz” a comparação que seu colega da Venezuela, Nicolás Maduro, fez dos colombianos que vão ao país bolivariano com os milhares de imigrantes africanos que tentam chegar à Europa pelo Mediterrâneo.

“O governo da Venezuela, o presidente Maduro fez uma infeliz comparação com a migração que está ocorrendo no Mediterrâneo rumo à Europa”, disse neste sábado Santos em um conselho de ministros na cidade de Bucaramanga (nordeste) no qual se referiu à situação com o país vizinho.

Maduro afirmou na quinta-feira que a Venezuela está chegando “ao limite” para poder suportar a imigração em massa de colombianos, que, segundo disse, “só é comparável” ao êxodo de africanos e asiáticos rumo à Europa.

“É uma infeliz comparação porque não tem lógica, os imigrantes da África que vão para a Europa estão fugindo porque a situação econômica na Europa é muito melhor do que a situação econômica no África, estão procurado melhor qualidade de vida, mais oportunidades”, disse Santos.

O líder colombiano acrescentou que se for feita uma comparação nos dois lados da fronteira, entre Venezuela e Colômbia, “a situação é o contrário”.

Segundo Santos, “quando se compara os indicadores econômicos, o crescimento econômico entre um e outro país, a geração de emprego, a disponibilidade dos produtos básicos, o investimento, a produtividade da economia, enfim, a situação entre um e outro lado da fronteira, o que poderia indicar é o contrário, que haveria migrações para este lado da fronteira”.

Em sua declaração da quinta-feira, Maduro acrescentou que os colombianos que vão à Venezuela são “um povo que vem quase sem educação, sem dinheiro no bolso, os pobres da terra fugindo da violência, da guerra e da miséria e buscando na Venezuela socialista a proteção da seguridade social integral gratuita pública que temos”.

“Não entendemos bem essa comparação e além disso os números não concordam”, disse Santos ao afirmar que enquanto Maduro afirma que mais de 121 mil colombianos se estabeleceram na Venezuela neste ano na busca de melhores condições de vida, os dados oficiais colombianos mostram que são “no máximo 8 mil”.

Santos disse ontem que “os venezuelanos sempre são bem-vindos aqui na Colômbia”, ao lembrar que a corrente migratória se inverteu e milhares deles se estabeleceram nos últimos anos neste país em busca de um melhor futuro. EFE

joc/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.