Santos convida para construção de nova Colômbia com paz, igualdade e educação

  • Por Agencia EFE
  • 07/08/2014 18h43

Bogotá, 7 ago (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, fez nesta quinta-feira, em seu discurso de posse, um pedido pela unidade de seus compatriotas em torno da construção de um novo país, com paz, igualdade e educação.

“Acredito firmemente que a Colômbia deve traçar para si uma meta com a qual todos nós possamos nos comprometer: ser em 2025 um país totalmente em paz, um país com igualdade e o mais educado da América Latina”, disse o presidente para os dois mil convidados que assistiram a sua posse para o segundo mandato, em Bogotá.

Para construir um novo país sobre esses “três pilares”, Santos propôs aos colombianos: “que caminhemos juntos, que trabalhemos juntos pelo que nunca nos tínhamos imaginado como país”.

“Chegou a hora não só de avançar nas metas imediatas, mas pensarmos e nos repensarmos como nação, chegou a hora de repensar o contrato social que herdamos e as instituições e políticas que nos regeram, chegou a hora de subirmos a barra, de sermos mais ambiciosos em nossos sonhos”, defendeu o presidente.

Para Santos, a “Colômbia está hoje em um caminho de esperança, um caminho rumo à paz e a seguridade social, um caminho que a destaca entre as nações do mundo”.

“É nossa hora e vamos aproveitá-la, cansamos de pensar pequeno, de crer que estamos condenados a pensar pequeno, condenados à violência, ao atraso, à falta de oportunidades, porque não é assim”, enfatizou.

O presidente ainda afirmou que o período de governo 2014-2018 que começa hoje não é seu, nem dos partidos que o apoiaram, nem dos quase oito milhões de cidadãos que votaram nele em 15 de junho, quando foi reeleito, mas “de todos, absolutamente todos os colombianos”. EFE

joc/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.