Santos diz que procedimento para entrega de sequestrados “está em andamento”

  • Por Agencia EFE
  • 20/11/2014 22h21

Bogotá, 20 nov (EFE).- O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse nesta quinta-feira que o processo para a libertação do general do exército, Rubén Darío Alzate, outros três militares e um civil sequestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) “já está em andamento”.

Cuba e Noruega, fiadores do processo de paz entre o governo e as Farc, anunciaram ontem em Havana que se chegou a um acordo sobre as condições para libertar o grupo formado pelo general, o cabo Jorge Rodríguez e a advogada Gloria Urrego, sequestrados no domingo no departamento de Chocó, e os soldados César Rivera e Jonathan Díaz, capturados em Arauca.

Em declarações que deu na cidade de Popayán, no sudoeste do país, Santos afirmou que “assim que apareçam livres os sequestrados que estão em mãos das Farc, e o procedimento já está em andamento”, dará “instruções para que os negociadores retornem a Havana” e continuem os diálogos suspensos na segunda-feira passada.

Segundo o comunicado lido ontem em Havana pelos representantes dos países fiadores, “as libertações acontecerão o mais breve possível” com a mediação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que participou de várias entregas de militares, policiais e civis sequestrados na Colômbia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.