Santos vota e pede que colombianos participem de eleições
Bogotá, 25 mai (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, candidato a um segundo mandato, votou cedo neste domingo nas eleições que estão sendo realizadas no país e convocou os cidadãos a participarem do processo para fortalecer a democracia.
Santos votou pouco depois da abertura dos colégios eleitorais na mesa 66 do Capitólio Nacional, como é habitual entre os presidentes, ex-presidentes e altos funcionários do Estado.
“Meu chamado aos colombianos é que votem, que saiam para votar cedo, que participem, que isto fortaleça nossa democracia, nossas instituições e que quem quer que ganhe, este país siga por um bom caminho e encontre essa paz tão desejada”, afirmou.
Santos, que é candidato à reeleição pela coalizão União Nacional, chegou ao capitólio acompanhado de sua família e após depositar sua cédula na urna falou com a imprensa.
“Hoje é um dia muito importante para a Colômbia, para nossa democracia”, disse o presidente.
Além de Santos, outros quatro candidatos se apresentam nesta eleição: Óscar Iván Zuluaga, do movimento uribista Centro Democrático; Clara López, do Pólo Democrático Alternativo; Marta Lucía Ramírez, do Partido Conservador, e Enrique Peñalosa, da Aliança Verde.
Santos expressou sua confiança de que as eleições serão “transparentes e tranquilas” e lembrou que os órgãos responsáveis pelo organização da votação tomaram todas as medidas para garantir um processo limpo.
Cerca de 39 milhões de colombianos foram convocados para votar hoje nas mais tranquilas eleições no país em décadas, em parte pelo cessar-fogo unilateral da Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN).
O cessar-fogo começou em 20 de maio e vai até o dia 28 e tem como objetivo permitir que os colombianos possam escolher o próximo presidente em um ambiente de tranquilidade. EFE
joc/dk
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.