São Paulo destaca legado de São José de Anchieta em missa em sua homenagem

  • Por Agencia EFE
  • 06/04/2014 15h44

O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, agradeceu pela canonização do jesuíta espanhol José Anchieta (1534-1597), em uma homilia na qual diversos representantes políticos ressaltaram o legado do conhecido como “Apóstolo do Brasil”.

A cerimônia aconteceu na Catedral da Sé de São Paulo, onde foi instalada uma imagem de grandes dimensões do santo brasileiro que reuniu centenas de fiéis que quiseram lhe fazer homenagem.

Durante a homilia, que começou às 11h locais, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), subiu ao altar da Catedral da Sé e elogiou o exemplo dado pelo santo a todos os católicos.

“O padre Anchieta é um exemplo para os católicos e para todas as pessoas de boa vontade. Ele era um homem de aparência frágil, mas de coração forte”, afirmou Alckmin.

O prefeito Fernando Haddad (PT), por sua vez, destacou o legado de “cultura, de respeito à diversidade e ética” de Anchieta, assim como seu trabalho evangelizador e humanitário.

Antes do começo da missa, cerca de 2 mil pessoas, segundo a organização, realizaram uma procissão na qual exibiram uma relíquia do santo, o pedaço de um fêmur de Anchieta.

A relíquia, protegida por uma urna de metacrilato, foi levada por um grupo de jovens pertencentes a colégios e comunidades jesuítas.

Os fiéis partiram do Pátio do Colégio, lugar onde Anchieta fundou, em 25 de janeiro de 1554, um colégio para evangelizar os indígenas brasileiros de Piratininga, até a Catedral Metropolitana de São Paulo.

Uma foto do santo guiava a grande procissão que durante 40 minutos percorreu o centro de São Paulo. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.