São Paulo estuda diminuir velocidade dos ônibus nas faixas exclusivas
A prefeitura de São Paulo estuda diminuir velocidade dos ônibus nas faixas exclusivas devido ao alto número de atropelamentos. Um estudo da CET revelou que 33 pessoas morreram atropeladas por coletivos nos sete primeiros meses do ano contra 24 em 2013, alta de 37%.
Desde o ano passado, a atual gestão vem implantando faixas exclusivas para ônibus, que resultaram no crescimento da velocidade dos veículos. O Secretário de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que pode tomar medidas no caminho inverso para diminuir a velocidade dos coletivos.
*Ouça os detalhes no áudio
Outra medida, segundo ele, foi pedir para que as empresas de ônibus orientem os motoristas a não cometerem imprudências. O médico especialista em Segurança de Trânsito, Alberto Sabbag, ressaltou que com as faixas exclusivas, os ônibus trafegam mais próximos do pedestre.
O sindicato responsável pelas empresas de ônibus disse que apenas 30% dos acidentes envolvendo ônibus são de responsabilidade dos motoristas. A SPTrans garante que está investindo em programas para tentar reduzir o número de acidentes.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.