São Paulo oferece programações para todos os gostos no aniversário da cidade

  • Por Fernando Ciupka, Jovem Pan
  • 23/01/2014 16h54

A cidade de São Paulo completa 460 anos neste sábado (25) e o aniversário da maior metrópole da América Latina será comemorado em grande estilo. Shows, gastronomia, arte, literatura e passeios para todos os gostos serão oferecidos em diversos pontos da cidade. Quer participar da festa? Confira abaixo uma agenda com as principais atrações. 

Música

A praça da República terá a presença de Paulinho da Viola (17h) e Jair Rodrigues (20h), além da presença internacional do americano Keith Sweat. O Mercado Municipal receberá terá o samba dos Demônios da Garoa (15h).

Um destaque vai ser a programação do Parque Villa Lobos. As apresentações no local fazem parte do programa Cultura Livre SP, da Secretaria de Estado da Cultura de SP, que é um projeto de música que acontece em espaços públicos da capital. Entre os destaques do Villa Lobos estão o trio Metá Metá, Mulheres Negras, Naozéti e o Encontro de Gerações, com Lucas Santana e Jardes Macalé.

O rap, ritmo bastante influente na periferia da cidade, não podia ser esquecido e o Parque Ecológico do Rio Tietê vai abrigar o público fã do estilo musical. O local contará com a presença de Kamau, Rachid e Max B.O..

Para não deixar nenhum ritmo de fora, o famoso “pancadão” vai acontecer no praça cívica Ulisses Guimarães. O funk vai ser o ritmo no local que contará com a presença do Menor do Chapa, Bonde das Maravilhas, Léo da Baixada e MC Gui, a partir das 14h. 

Esporte

Para quem quiser curtir uma atividade esportiva no sábado em que São Paulo comemora seu aniversário irá achar no Parque do Ibirapuera. O local irá oferecer aulas gratuitas de artes marciais e outras atividades físicas, além de espetáculos teatrais e atrações para crianças.

O Museu do Futebol é outro lugar que irá aproveitar a data e oferecer uma programação diferente. Trata-se de uma “contação” de história “São Paulo de todos”, que tem como objetivo mostrar as tantas maneiras em que a imigração e migração formaram por meio de músicas, gastronomia, expressões e, claro, o futebol.

Cultura

O Museu da Imagem e do Som vai oferecer uma programação cultural das 12h às 22h com o tema: “São Paulo, Terra da Garoa”. O evento vai reunir exposições, intervenções, arte urbana ao vivo, música e até gastronomia, para quem quiser balancear a alimentação, e promete ser uma atração um tanto nostálgica.

Segundo a coordenadora de museus da Secretaria de Estado da Cultura, Renata Motta, uma atração imperdível é a exposição do cantor Cazuza, no Museu da Língua Portuguesa. “É uma exposição monográfica e interativa que fala da personalidade do Cazuza que abre a possibilidade de você conhecer a trajetória do cantor, uma parte da história do rock brasileiro aliado ao momento político do país nos anos 80 com uma dimensão poética”, contou a coordenadora.

A Casa das Rosas vai oferecer o tradicional evento “Sampoemas”, que celebra a cidade com atrações durante todo o dia. O local vai contar com a presença da contadora de história Marina Bastos, que se apresentará por meio de brincadeiras e músicas de origem de São Paulo.

O Theatro São Pedro vai mostrar para os paulistanos um estilo musical diferente do que estamos acostumados a ouvir em bares e baladas da cidade atualmente. Jazz Sinfônica, Banda Sinfônica e Orquestra do Theatro São Pedro darão um toque diferenciado na música do dia.

De acordo com Renata, os eventos para a festa de aniversário de São Paulo são distribuídos para todos os gostos. “Cada público se identifica com um tipo de programação, mas é um conjunto legal com a maioria delas acontecendo a partir da hora do almoço até o fim da noite”, disse.

No começo deste ano a Secretaria ainda teve uma ótima notícia: os visitantes dos museus da Secretaria atingiram a marca de 3,3 milhões. 

Mais detalhes sobre os eventos que vão acontecer no aniversário de 460 anos da cidade de São Paulo é possível encontrar nas páginas:

Prefeitura de São Paulo

Secretaria Municipal da Cultura

Secretaria do Estado da Cultura

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.