Sarkozy mostra força em 1º comício como candidato à presidência de partido
Paris, 25 set (EFE).- O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, ofereceu nesta quinta-feira uma demonstração de força em seu primeiro comício como candidato à presidência da União por um Movimento Popular (UMP), no qual se apresentou como a única alternativa para recolocar o país nos trilhos e acabar com as disputas internas de seu partido.
Diante de mais de 2 mil pessoas em Lambersart, cidade do norte da França, Sarkozy se mostrou confiante e contente de voltar à primeira linha do debate político, após mais de dois anos e meio afastado.
“Tomei uma decisão que me compromete, a de colocar todas as minhas forças a serviço da França, e vou precisar de vocês, do seu apoio e do seu comprometimento, pois todos estarão contra nós ao ver que representamos uma força que esteve silenciada por muito tempo e que quer retomar a palavra”, declarou.
Sarkozy deu assim um passo adiante para chegar à presidência de uma UMP dividida, enfraquecida e assolada por escândalos de corrupção, que em 29 de novembro elegerá seu novo líder.
O ex-chefe de Estado francês garantiu que serão realizadas primárias antes das eleições presidenciais de 2017 e seu discurso estava focado mais nesse horizonte eleitoral do que no de seu próprio partido.
O objetivo de seu primeiro comício de campanha com a presença de sua militância era comprovar e demonstrar que o fervor de seus seguidores não se apagou.
Sarkozy é investigado por acusações de corrupção, mas ontem o Tribunal de Apelação de Paris decidiu suspender todos os procedimentos das investigações até que sejam analisados os recursos apresentados pelo ex-chefe de Estado francês e seu advogado, que também é investigado no processo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.