Saudação nazista de Elizabeth II quando criança gera polêmica no Reino Unido

  • Por Agencia EFE
  • 18/07/2015 09h19

Viviana García.

Londres, 18 jul (EFE).- A publicação de imagens da rainha Elizabeth II quando era pequena fazendo a saudação nazista, ao lado do tio Eduardo VIII, classificada pelo palácio de Buckingham como “enganosa” e “decepcionante”, gerou polêmica no Reino Unido.

O jornal “The Sun” estampou em sua capa uma foto tirada de uma filmagem de 1933 na qual aparece Elizabeth II, na época com 7 anos, junto à mãe, Isabel; à irmã, a princesa Margaret, e ao tio, então príncipe de Gales e posteriormente rei Eduardo VIII.

“Gravação secreta de 1933 mostra Eduardo VIII ensinando a saudação nazista à rainha”, é a manchete do jornal, que dedica várias páginas à filmagem, de apenas 17 segundos.

Aparentemente, a gravação foi retirada do Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a então princesa Isabel passava suas férias, embora não se saiba como o vídeo tenha caído nas mãos da imprensa.

A publicação não foi bem recebida pelo palácio de Buckingham, residência da família real britânica, que considerou “decepcionante que um filme, gravado há oito décadas e aparentemente do arquivo pessoal da família de Vossa Majestade, fosse obtido e explorado desta maneira”.

Nas imagens é possível ver as pequenas princesas muito sorridentes enquanto brincam, dançam e imitam a saudação nazista.

“Muita gente verá essas imagens no momento e no contexto apropriados. Isso é uma família brincando e em um momento fazendo referência a um gesto que muitos teriam visto nas notícias”, acrescentou o porta-voz do palácio.

“Ninguém nesse momento tinha ideia de como evoluiria (o nazismo). Envolver qualquer outra coisa é enganoso e desonesto”, ressaltou o porta-voz, que acrescentou que o serviço da rainha e sua dedicação a favor do bem-estar do país durante a Segunda Guerra Mundial e os 63 anos nos quais construiu “relações entre países e povos falam por si sós”, completou.

No entanto, o diretor do “The Sun”, Stig Abell, garantiu que obteve a gravação de maneira “legítima” e que não se trata de criticar a rainha.

“É um documento histórico que realmente revela um pouco sobre o comportamento de Eduardo VIII”, disse Abell à “BBC”.

Esse monarca chegou ao trono em janeiro de 1936 e abdicou em dezembro do mesmo ano para se casar com a divorciada americana Wallis Simpson, com a qual viveu depois em Paris, com o título de duque de Windsor.

Ao ser questionado pela reação do palácio, o diretor admitiu que entendia o descontentamento, mas insistiu que o trabalho dos jornalistas esclarecer coisas que aconteceram.

Um ex-secretário de imprensa do palácio de Buckingham, Dickie Arbiter, afirmou neste sábado que a família real averiguará este caso.

“Eles se perguntarão se é algo que estava nos Arquivos Reais de Windsor (castelo aos arredores de Londres) ou se estavam entre os pertences do duque de Windsor. E se era do patrimônio do duque de Windsor, então está claro que alguém o tirou de lá e aqui está, 82 anos depois”, disse o antigo secretário de imprensa.

O Reino Unido sente grande admiração pelo pai de Elizabeth II, o rei Jorge VI, que durante a Segunda Guerra Mundial decidiu não sair de Londres durante os bombardeios nazistas e optou por ficar na capital com a família.

Mas a figura de Eduardo VIII – irmão mais velho de Jorge VI – é muito polêmica por sua aparente simpatia por Adolf Hitler, com o qual inclusive se encontrou em Munique em 1937, dois anos antes do início do conflito bélico.

Durante sua visita à Alemanha, Eduardo VIII, também se reuniu com o “número 2” do regime nazista, Rudolf Hess. Após deixar o Reino Unido com a chegada do irmão ao trono, Eduardo VIII se exilou na França, onde morreu em 1972.

Elizabeth II tinha 13 anos quando a guerra começou e participou do Serviço Territorial Auxiliar de Mulheres. Ao se tornar princesa herdeira – pela inesperada ascensão de seu pai ao trono -, se comprometeu em discurso a servir ao país por toda a vida. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.