Saúde libera R$ 4,4 milhões para municípios afetados por rompimento de barragem

  • Por Agência Brasil
  • 04/12/2015 10h42
Bombeira busca sobreviventes próximo a vaca morta EFE Veja mais imagens da destruição causada por rompimento de barragem em Minas

Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta sexta-feira (4) no Diário Oficial da União autoriza o repasse de R$ 4,4 milhões para a implementação de ações contingenciais de vigilância sanitária nos estados e municípios afetados pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco.

De acordo com o texto, o recurso será repassado em parcela única do Fundo Nacional de Saúde para o estado do Espírito Santo e três cidades capixabas, além do estado de Minas Gerais e 26 municípios mineiros.

Os critérios adotados para a distribuição do repasse, segundo a pasta, foram a existência de desabrigados e desalojados, o risco de desabastecimento de água e a população dos municípios.

A onda de lama formada a partir do rompimento da barragem, no dia 5 de novembro, destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), e deixou mais de 600 desabrigados. Já foram confirmadas 11 mortes e dois corpos aguardam identificação. Oito pessoas continuam desaparecidas.

Desde que chegou ao Rio Doce, a lama impediu a captação de água em diversas cidades, provocou a morte de toneladas de peixes e destruiu a paisagem local, até alcançar o mar, no Espírito Santo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.