Schäuble: Sem propostas substanciais não se pode preparar cúpula
Bruxelas, 22 jun (EFE).- O ministro alemão de Finanças, Wolfgang Schäuble, disse nesta segunda-feira que sem propostas substanciais por parte da Grécia não é possível preparar uma cúpula de chefes de Estado e de governo seriamente, por isso que nesta segunda-feira não haverá possibilidades de um acordo entre Atenas e os credores internacionais.
“Não conheço nenhuma proposta nova. A situação é a mesma que na quinta-feira passada” no Eurogrupo de Luxemburgo, disse Schäuble em sua chegada à reunião extraordinária dos ministros de Finanças e de Economia da zona do euro, onde sustentou que não vê como sem uma proposta substancial será possível o Eurogrupo fazer o que tem que ser feito, que é “preparar a cúpula”.
“Uma declaração para a cúpula não é possível. A situação não mudou desde quinta-feira. Não há nada novo salvo que durante o fim de semana muitos tentaram publicamente criar expectativas sem estar autorizados a gerar expectativas”, acrescentou.
“Primeiro são as instituições as que devem comprovar as propostas conjuntamente e seriamente e uma vez que tenham feito, poderemos analisar com a Grécia no Eurogrupo”, disse.
O ministro alemão recalcou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) “também não recebeu nada”, em referência a uma nova proposta grega
“Não temos as condições para preparar algo e sem uma preparação, a cúpula servirá para relativamente pouco”.
O ministro finlandês de Finanças, Alexander Stubb, disse que tem poucas expectativas para hoje. “Não veremos uma grande novidade”.
Stubb disse entrar no Eurogrupo com uma “mente bastante fechada” porque “não há nenhum papel oficial sobre a mesa e as instituições não puderam examiná-lo”.
“A contraproposta grega chegou no meio da noite de ontem ou nesta manhã muito cedo e não foi discutida pelas instituições. Neste sentido ,acho que as discussões serão realmente muito breves”, disse. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.