Se as eleições fossem hoje, Dilma seria reeleita no primeiro turno, diz Datafolha
Neste domingo
Dilma vota nas eleições do PTApesar de a popularidade da presidente Dilma ter parado de crescer desde novembro do ano passado, ela ainda venceria confortavelmente as eleições de 2014, é o que revela o Datafolha. A pesquisa ouviu 2. 614 pessoas em 161 cidades diferentes entre os dias 19 e 20 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Em março de 2013, 65% dos eleitores consideravam a administração de Dilma Rousseff boa ou ótima. Já em julho, em plena onde de manifestações no Páis, o número despencou para 30%. Desde então, a presidente conseguiu uma discreta porém suficiente recuperação, atingindo 41% de aprovação no final do ano, permanecendo estável até a última pesquisa.
No entanto, a proporção de eleitores que consideram o mandato de Dilma ruim ou péssimo foi de 17% para 21%.
Nos cenários mais prováveis da disputa eleitoral, a presidente se mantém em primeiro lugar nas intenções de voto. Dilma venceria em primeiro turno, com 47% dos votos, contra 17% de Aécio Neves (PSDB) e 12% de Eduardo Campos (PSB).
Quando Marina Silva (PSB) aparece como candidata no lugar de Eduardo Campos, pontua 23%, uma queda em relação aos 26% obtidos em novembro. Ainda assim, Dilma se elegeria sem segundo turno, com 43% dos votos contra 15% d Aécio Neves.
51% dos eleitores se mostraram dispostos a votar em Luiz inácio Lula da Silva caso ele se elegesse.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.