Se eleições francesas fossem agora, Le Pen lideraria o primeiro turno com 27%
Paris, 26 ago (EFE).- A líder do partido ultradireitista francês Frente Nacional (FN), Marine le Pen, lideraria o primeiro turno das eleições presidenciais caso fossem realizadas agora e não em 2017, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.
Le Pen obteria entre 26% e 27%, segundo as intenções de voto recopiladas entre 17 e 19 de agosto pelo instituto demoscópico IFOP para a revista “Paris Match”.
A presidente ultradireitista superaria com 26% o ex-presidente conservador e líder dos Republicanos, Nicolas Sarkozy (24%), e o atual chefe do Estado, François Hollande, que só recebeu 20% dos votos previstos pelas 950 pessoas indagadas.
Le Pen se situaria na frente e com essa mesma porcentagem de votos se o grupo socialista concorresse com o primeiro-ministro, Manuel Valls (22%), e somaria um ponto, até 27%, se o PS estivesse representado pelo ex-ministro de Economia Arnaud Montebourg, que obteria 8%.
O IFOP destaca que embora Valls tenha melhores resultados que o presidente, seu resultado nesse eventual pleito seriam similares, o que conduziria Le Pen e Sarkozy ao segundo turno.
Nas presidenciais de 2012, quando Hollande foi eleito presidente, este venceu no segundo turno com 51,62% dos votos, contra 48,38% de Sarkozy. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.