Secretário da Unasul sugere força regional para fim do conflito na Colômbia

  • Por Agencia EFE
  • 09/04/2015 01h30

Quito, 8 abr (EFE).- O secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernerto Samper, sugeriu nesta quarta-feira (data local) a atuação de uma força de paz regional para acompanhar o desarmamento e desmobilização das guerrilhas na Colômbia.

Samper destacou a proposta durante a conferência “Justiça Transitória e Paz na Colômbia”, realizada na sede da Unasul em Quito e que reuniu, entre outras autoridades, procuradores-gerais da Colômbia, Eduardo Montealegre, e do Equador, Galo Chiriboga.

O ex-presidente colombiano disse que a Força de Paz “Cruzeiro do Sul”, integrada por militares da Argentina e do Chile, poderia contribuir no eventual fim do conflito colombiano.

“Uma força sul-americana sem nenhum tipo de compromisso hegemônico poderia ser uma contribuição atrativa e daria valor agregado ao processo de desmobilização e o desarmamento. Esse poderia ser um acompanhamento positivo e eficaz”, assinalou o secretário-geral da Unasul.

Para Samper, há uma possibilidade concreta de as negociações de paz entre o governo do presidente Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), realizadas em Havana, terem um resultado favorável.

“Quando a paz for firmada em Havana, como esperamos muito, teremos conseguido o que chamamos de paz negativa, ou seja, a ausência do enfrentamento armado, começará o processo de reconstruir uma sociedade que esteve marcada pela violência”, acrescentou.

“A Unasul não pode estar ausente do que ocorre em Havana. Essa é uma força de paz que pela primeira vez surge na América Latina, por isso pensamos que ela pode ser útil no processo de desmilitarização que deve se iniciar a partir da assinatura do acordo de paz”, afirmou Samper, revelando que já enviou a proposta a Santos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.