Secretário diz que não há previsão de rodízio de água, mas não o descarta
Reserva Jaguari-Jacareí
CantareiraO Sistema Cantareira está em piores condições de armazenamento de água no início desse mês na comparação com igual período de 2014.
A Sabesp começou a utilizar o volume morto no dia 15 de março do ano passado e a reserva técnica, até agora, não foi recuperada. Nesta segunda o Cantareira marcou -9,5% de volume (veja mais detalhes).
O sistema já sente o início do período seco e vem sofrendo com a redução de nível nos últimos dias. O Guarapiranga, mais demandado com a crise no Cantareira, vem apresentando queda diária de volume.
O secretário de saneamento e recursos hídricos, Benedito Braga, reafirma que a chance de racionamento é pequena, apesar da situação delicada.
“Vamos continuar trabalhando dessa maneira. Nesse momento atual, não temos previsão nenhuma de rodízio; entretanto não descartamos nenhuma alternativa que seja necessária para garantir segurança hídrica à pópulação de São Paulo”, disse.
Braga afirma ainda a Thiago Uberreich que considera surpreendente o apoio da população: “82% da população estão colaborando e é graças a isso que nós estamos sobrevivendo a uma situação hidrológica inusitada.
O professor de hidráulica da USP – José Carlos Mierzwa – considera o momento crítico, mas ressalta que a população nunca contribuiu tanto. (ouça mais detalhes no áudio acima)
O lembra que mais de 80% dos consumidores reduziram o gasto de água.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.