Secretário-geral da ONU lamenta “lento” progresso da igualdade de gênero

  • Por Agencia EFE
  • 08/03/2015 18h09

Nova York, 8 mar (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lamentou neste domingo o progresso “lento e desigual” para fomentar a igualdade de gênero e fez um pedido para que se use “o potencial de todas as mulheres”.

“Precisamos de ações globais”, afirmou Ban em mensagem antes de juntar-se a uma passeata pelas ruas de Nova York para comemorar o Dia Internacional da Mulher, na qual participaram milhares de pessoas.

A manifestação, que começou perto da sede das Nações Unidas e terminou na famosa praça de Times Square, aconteceu em um manhã fria que forçou os responsáveis pelos discursos iniciais a reduzir o tempo de suas mensagens.

“Estou pedindo a todas as mulheres: vocês devem estar à frente e no centro de nosso mundo”, afirmou Ban, que lembrou que há 20 anos, em Pequim, se fixou uma agenda para promover a igualdade de gênero.

No ato inicial da marcha participou também a diretora-executiva da ONU Mulheres, a sul-africana Phumzile Mlambo-Ngcuka, que encorajou à comunidade internacional para que em 2030 se consiga um “planeta 50-50” que confirme a igualdade total. EFE

ag/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.