Segundo autoridades, todos dia chegam à Sérvia entre 2 e 3 mil refugiados
Belgrado, 8 set (EFE).- Entre dois mil e três mil refugiados, na maioria provenientes de zonas de conflito no Oriente Médio, chegam diariamente à Sérvia para continuar viagem rumo à Hungria e ao resto da União Europeia (UE), informaram nesta terça-feira as autoridades sérvias.
A maioria dos refugiados entra na Sérvia desde a Macedônia, embora ultimamente tem sido registrado um aumento de pessoas que entram desde a Bulgária, indicou Danijela Popovic Roko, adjunta ao comissário do governo para Refugiados e Migrações, à televisão pública sérvia “RTS”.
Roko advertiu que “a resposta ao problema deve ser global e planejada com os demais estados da região” e dependerá “de como será a situação no inverno devido à fronteira com a Hungria”, onde Budapeste está construindo uma cerca para deter a onda de refugiados.
Roko também anunciou que a Sérvia prepara um plano de reação caso aumente de afluência dos refugiados da Síria, Iraque, Afeganistão e outros países.
O número de pessoas que entram na Sérvia aumentou muito desde junho passado, quando era de cerca de 400 por dia.
Nos últimos meses, o país balcânico abriu centros de amparo em Presevo e Miratovac, na fronteira meridional com a Macedônia, e em Kanjiza, no norte, perto da fronteira com a Hungria.
As autoridades anunciaram recentemente a intenção de construir antes do inverno outro centro na imediações de Belgrado que acolheria cerca de 2 mil refugiados.
O diretor do Centro de proteção e ajuda a solicitantes de asilo, Rados Djurovic, declarou que na Sérvia pode haver entre 15 mil e 20 mil refugiados que permanecem no país por um máximo de três a cinco dias.
“A cerca do lado húngaro ainda não deteve as pessoas. Saem muito rápido da Sérvia, buscam fazer isso antes do término da cerca, o obstáculo húngaro, para entrar na UE e chegar na Alemanha”, disse Djurovic.
Segundo dados oficiais, o Ministério do Interior registrou neste ano mais de 120 mil refugiados que passaram pela país até agora. Apenas 500 deles expressaram a intenção de ficar em solo sérvio. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.