Segundo avião da Cruz Vermelha com ajuda humanitária chega ao Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 11/04/2015 07h50

Sana, 11 abr (EFE).- Um segundo avião carregado com 37 toneladas de ajuda humanitária aterrissou neste sábado em Sana, capital do Iêmen, um dia depois da chegada dos primeiros materiais de necessidades básicas a bordo de duas aeronaves fretadas pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e pela Unicef.

“Recebemos 37 toneladas de ajuda, um pouco mais de 32 são de assistência médica. O resto é água, equipamentos de saúde e geradores”, disse à Agência Efe, ainda na pista do aeroporto de Áden, Cedric Schweizer, que dirige a CICV no país.

Schweizer, que ressaltou a dificuldade de trabalhar em um país em conflito, disse que a organização recebeu garantias de todas as partes envolvidas para poder chegar a todos os locais do país para levar ajuda aos necessitados.

“Eles têm que respeitar o pessoal humanitário. Três voluntários da Cruz Vermelha do Iêmen morreram na semana passada enquanto faziam seu trabalho evacuando feridos em Áden”, explicou Schweizer.

Enquanto os funcionários da CICV retiram todo o material do avião, cerca de 300 cidadãos russos esperam a chegada de duas outras aeronaves para deixarem ao país.

A chegada da ajuda humanitária para atender aos milhares de feridos do conflito só começou no fim desta semana, após longas negociações com os envolvidos na luta e também por causa das dificuldades logísticas.

No aeroporto de Áden, os sinais dos bombardeios aéreos da coalizão liderada pela Arábia Saudita contra os rebeldes houthis, que também controla o restante da cidade, são claramente visíveis.

Um avião militar de carga e dois helicópteros estão totalmente destruídos no local, que ontem à noite foi novamente alvo de ataque.

No último dia 26 de março, Riad e seus aliados regionais declararam guerra aos houthis para tentar conter o avanço do movimento rebelde em Áden, onde o presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi tinha estabelecido uma sede provisória após fugir de Sana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.