Segundo dia do Enem tem provas de linguagens, matemática e redação

  • Por Jovem Pan com Agência Brasil
  • 06/11/2016 10h56

No totalSala de aula - Governo da Bahia

No segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos farão hoje (6) as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e a redação em cinco horas e 30 minutos de exame.

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. Com o horário de verão e diferenças de fusos horários, os estudantes precisam ficar atentos, pois vários estados estão com a hora local diferente da capital federal. A aplicação do exame começa 30 minutos após o fechamento dos portões.

A área de linguagens, códigos e suas tecnologias abrange o conteúdo de língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e língua estrangeira, que pode ser inglês ou espanhol, conforme a opção escolhida pelo participante no momento da inscrição. Serão 90 questões, 45 delas de matemática.

Redação

A redação, um dos pontos que mais preocupa os candidatos do Enem, deve ser um texto argumentativo-dissertativo de, no máximo, 30 linhas. Ao escrever o texto, o candidato precisa defender uma opinião sobre o tema proposto apoiado em argumentos consistentes e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado.

Orientações

Para fazer a prova, é necessário apresentar documento de identidade original com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas. Em anos anteriores, candidatos foram eliminados por postar imagens da prova em redes sociais.

O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses itens, eles também deverão ser colocados no porta-objetos.

Lanche e biometria 

Para enfrentar as longas horas de prova, o candidato poderá levar água e comida. Haverá fiscalização dos lanches, segundo o Ministério da Educação.

Neste ano, pela primeira vez, há identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas.

O candidato poderá deixar o local de prova duas horas depois do início do exame. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Quem descumprir qualquer uma dessas regras, será eliminado.

Atrasados

Como acontece todo ano, os atrasados do Enem foram destaque no primeiro dia de provas. Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h01, no horário de Brasília. A aplicação do exame começou 30 minutos após o fechamento dos portões.

E assim como sempre acontece, a internet também não perdoou os atrasados, e a hashtag #ShowDosAtrasados entrou nos trend topics do Twitter. Confira aqui os memes de que não chegou a tempo para fazer o Enem.