Seis índios morrem soterrados em área onde raio matou 11 na Colômbia
Bogotá, 7 out (EFE).- Uma família indígena, seis pessoas, da comunidade dos arhuacos morreram nesta terça-feira soterrados depois de um deslizamento de terra nas montanhas de Sierra Nevada de Santa Marta, a mesma região colombiana em que um raio matou ontem 11 e feriu 18 moradores da cidade de Wiwa.
Segundo o órgão, a informação preliminar recebida em Santa Marta, a capital regional, indica que “a tragédia matou seis pessoas – uma mulher e cinco crianças – de uma família arhuaca, no assentamento indígena maior da Sierra Nevada de Santa Marta, composto por cerca de 1.400 habitantes em 400 núcleos familiares”.
A Defensoria, junto com as autoridades regionais do Magdalena e órgãos de socorro, realizam gestões humanitárias e de acompanhamento para permitir que uma missão interinstitucional permita chegar até a zona do desastre.
“Para a entidade é lamentável a tragédia da comunidade arhuaca, que se soma à difícil situação que o povo de Wiwa, também na Sierra Nevada, enfrenta”, acrescentou o comunicado.
Os arhuacos, assim como os wiwa, os koguis e os kankuamos, vivem na Sierra Nevada de Santa Marta, que se levanta frente ao mar Caribe no Magdalena, no limite com os departamentos do Cessar e de La Guajira.
A Defensoria Pública lembrou que das “difíceis” condições meteorológicas na área nos últimos dias derivaram o raio que matou os wiwa e o deslizamento que soterrou os arhuacos, pelo que reiterou o pedido para que autoridades e população atendam os alertas e as recomendações do Ideam, instituto responsável pelas projeções meteorológicas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.