Sem dinheiro, pré-candidato republicano deixa de pagar equipe de campanha

  • Por Agencia EFE
  • 11/08/2015 19h19

Washington, 11 ago (EFE).- O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Rick Perry deixou de pagar sua equipe de campanha devido ao pouco dinheiro arrecadado até então, o que gerou nesta terça-feira as primeiras especulações sobre a possibilidade de o ex-governador do Texas continuar na corrida pela Casa Branca.

A emissora “CBS” e o jornal “The Texas Tribune” afirmaram que Perry não pagou os funcionários da sede nacional da campanha em Austin, no Texas, e também os que estão preparando a atuação do candidato em Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul, os primeiros estados que realizarão as primárias em 2016.

De acordo com o “The Texas Tribune”, o diretor da campanha de Perry, Jeff Miller, comunicou a decisão à equipe na última sexta-feira, um dia depois do primeiro debate televisionado entre os pré-candidatos republicanos, e disse que os funcionários estavam livres para buscar outros trabalhos.

Até o fim de junho, a campanha de Perry tinha arrecadado apenas US$ 1,14 milhão, segundo os próprios registros divulgados pelo ex-governador do Texas.

No entanto, os comitês de ação política (Super-PAC) que apoiam a candidatura de Perry garantem ter obtido quase US$ 17 milhões até meados de julho. O dinheiro será usado para compensar a falta de recursos da campanha oficial.

Os comitês funcionam de forma independente e, em virtude de uma decisão da Suprema Corte dos EUA, podem receber contribuições individuais sem os limites existentes para candidatos e partidos.

Perry deixou o governo do Texas em janeiro para dar início a uma nova campanha pela indicação republicana à Casa Branca, após o fracasso da tentativa de 2012.

A nova candidatura foi lançada no dia 4 de junho, com um vídeo em que Perry destacava seus 14 anos como governador do Texas, o segundo estado mais populoso do país, com ênfase na recuperação econômica.

O início da segunda corrida presidencial não foi bom. Na semana passada, Perry não foi bem no debate televisionado entre os dez candidatos republicanos melhor colocados nas pesquisas.

“É esse o final para Rick Perry?”, questiona hoje em um artigo o colunista do “The Washington Post” Chris Cilliza, citando a notícia sobre a falta de recursos da campanha.

“Perry teve sua oportunidade em 2012 e perdeu. Essa campanha é uma tentativa de reverter a história e começar de novo. O que quase nunca funciona”, analisa o jornalista. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.