Sem maioria, coalizão nacionalista vence eleições regionais na Catalunha
Barcelona, 27 set (EFE).- A coalizão nacionalista Junts pel Si (Juntos pelo Sim), que defende um processo de independência da Espanha, venceu as eleições regionais na Catalunha deste domingo com 63 cadeiras, a apenas cinco da maioria absoluta do parlamento regional, fixada em 68.
Com 76,49% das urnas apuradas, a outra força que se apresentava com um programa independentista, a CUP (esquerda radical), teria dez cadeiras no parlamento regional e entre ambas conseguiriam cerca de 47% dos votos, menos da metade dos emitidos, em eleições que registraram uma alta participação, próxima a 77%.
No meio dessas duas forças estariam outros partidos que rejeitam a hipótese da independência.
Trata-se dos partidos Ciudadanos (centro, 25 cadeiras), PSC (socialistas, 16), PP (centro-direita, 11) e Catalunya sí que es pot (esquerda, 10).
Cerca de 5,5 milhões de catalães estavam convocados às urnas hoje para pleitos destinados a renovar o parlamento regional e escolher o novo governo.
A câmara regional conta com 135 cadeiras, razão pela qual a maioria absoluta está fixada em 68 deputados, de modo que Junts pel Si necessitaria de apoios para alcançá-la.
Os nacionalistas viam essas eleições como o início de um processo encaminhado à eventual secessão da Catalunha, hipótese que o governo central da Espanha, do PP, considera ilegal e contrária à Constituição.
A candidatura ganhadora, Junts pel Si, é integrada por políticos de diferentes correntes políticas, assim como representantes de movimentos sociais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.