Seminário sobre imprensa em Astana analisa conflitos do Oriente Médio
Astana, 26 mai (EFE).- O 22º seminário Meios de Comunicação Internacionais, dedicado à paz no Oriente Médio, será realizado nesta terça-feira e amanhã em Astana, em parceria com o Departamento de Informação da ONU.
“O papel dos veículos de comunicação em relação ao conflito palestino-israelense é muito importante e tem a finalidade de garantir a informação sobre a situação em um Oriente Médio cheio de conflitos”, explicou Cristina Gallach, secretária-geral adjunta do departamento de Comunicações e Informação Pública da ONU.
O seminário conta com dois painéis interativos focados na cobertura midiática dos acontecimentos no Oriente Médio.
A reunião conta anualmente com jornalistas, blogueiros, ativistas, cineastas, acadêmicos, representantes políticos e diplomatas de Israel e Palestina. O evento também reúne jornalistas da Europa e dos Estados Unidos, além de funcionários da ONU.
O seminário “faz parte de um programa cuja finalidade é conscientizar sobre o fato de que um conflito não é resolvido nos veículos de comunicação. Estes têm a finalidade de lembrar sua existência para outros o resolvam” explicou Gallach.
O ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Erlan Idrissov, ressaltou a importância do seminário devido “aos acontecimentos na Síria, na Líbia e no Iraque.”
“O Cazaquistão entende que a crise do Oriente Médio exige um maior compromisso de todos e situou a origem dos problemas no conflito israelense-palestino”, comentou.
Idrissov considerou que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) constitui um desafio para a humanidade.
“O Cazaquistão, país nascido da diversidade, recebe pela primeira vez este seminário e tem um interesse genuíno na resolução dos problemas através das Nações Unidas”, concluiu o ministro. EFE
db/vnm/rsd
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.