Senado do Paraguai pedirá relatório sobre incursões militares do Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 06/08/2015 19h57
  • BlueSky

Assunção, 6 ago (EFE).- O Senado do Paraguai aprovou nesta quinta-feira um pedido para que o Ministério das Relações Exteriores do país envie um relatório sobre as supostas duas incursões militares brasileiras ocorridas no lado paraguaio do Lago de Itaipu.

O Senado indicou que enviará em breve a solicitação. Os parlamentares consideraram como necessário que as informações sobre o caso sejam verdadeiras e objetivas.

“A informação, se confirmada, é altamente preocupante. Consideramos que o Senado não pode estar alheio a essa preocupação, a fim de tomar eventualmente alguma medida no âmbito de suas atribuições”, diz o documento, divulgado na página do órgão.

De acordo com a Marinha do Paraguai, a primeira das incursões ocorreu em Puerto Tigre. Já a segunda teria acontecido em Puerto Adela, no departamento de Canindeyú, no nordeste do país. Em uma delas, houve troca de tiros.

Posteriormente, o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai enviou ao Brasil uma nota lamentando os incidentes. O governo federal se comprometeu no domingo a abrir uma investigação sobre o caso, como comunicou oficialmente ao Paraguai na segunda.

Ontem, o chanceler paraguaio, Eladio Loizaga, elogiou a rapidez do governo brasileiro para anunciar que as incursões militares seriam investigadas. Segundo a imprensa local, os militares do país realizavam uma ação contra contrabandistas na região.

O presidente da delegação do Paraguai no parlamento do Mercosul (Parlasur), Alfonso González, exigiu ao Brasil que admita culpa no caso e adote uma “imediata reparação compensatória”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.