Senado dos EUA dá sinal verde a voto sobre construção do oleoduto Keystone

  • Por Agencia EFE
  • 12/01/2015 22h28

Washington, 12 jan (EFE).- O Senado dos Estados Unidos deu nesta segunda-feira sinal verde à votação sobre o projeto de lei para a construção imediata do polêmico oleoduto Keystone XL, cuja votação final deve acontecer esta semana, embora o presidente Barack Obama já tenha afirmado que vetará o texto.

O projeto superou os 60 votos necessários para aplainar o caminho rumo a um consentimento definitivo da câmara alta, e assim do Congresso.

Os conservadores, que depois das eleições conseguiram maioria na casa, com 54 senadores, precisavam convencer meia dúzia de democratas para conseguir o apoio necessário para aprovar a medida de procedimento, algo que parecia simples.

No entanto, o que não será tão fácil será conseguir uma supermaioria de dois terços (67 senadores) na votação final da lei, o que evitaria o poder de veto do presidente à medida.

A Câmara dos Representantes já aprovou a proposta na semana passada por uma maioria arrasadora, com 266 votos a favor e 153 contra, e com o apoio de 28 democratas.

A votação na Câmara dos Representantes coincidiu com a resolução a favor dos defensores do projeto na Corte Suprema do estado de Nebraska, que rejeitou as denúncias de proprietários de terras pelas quais o oleoduto passaria.

A resolução deu ainda mais argumentos aos republicanos para pressionar Obama sobre a construção do oleoduto, que consideram necessário pela criação de empregos e pelo aumento da autonomia energética do país.

Deste modo, o Congresso, de maioria republicana nas duas casas, continua desafiando o presidente, que já advertiu que vetaria a legislação que permitiria o início da construção do projeto que transfere crus pesados do Canadá ao Golfo do México através do território americano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.