Senado rejeita diplomata indicado por Dilma para vaga na OEA
Brasília, 19 mai (EFE).- O Senado rejeitou nesta terça-feira a indicação do diplomata Guilherme Patriota, irmão do ex-ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota, para o cargo de representante permanente do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA).
Indicado pela presidente Dilma Rousseff, o nome de Guilhermo recebeu 38 votos contrários e 37 favoráveis, o que representa mais uma derrota do governo no Congresso e um novo capítulo da série de embates protagonizada entre o Executivo e o Legislativo desde o início do ano.
“É a primeira vez na história que um diplomata de carreira é rejeitado pelo Senado”, criticou o senador Lindbergh Farias (PT), lamentando que a disputa político-partidária tenha influenciado também na questão diplomática.
A vaga de embaixador brasileiro na OEA está aberta desde 2011, quando o governo chamou de volta o então representante do país na entidade, Ruy Casaes, como resposta à decisão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) de pedir a interrupção da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.