Senadora Allende homenageia seu pai junto em cerimônia em Paris

  • Por Agencia EFE
  • 24/06/2014 16h41

Paris, 24 jun (EFE).- A presidente do Senado do Chile, Isabel Allende, homenageou nesta terça-feira seu pai em Paris, na praça Salvador Allende na capital francesa, junto com a prefeita da cidade, Anne Hidalgo.

Allende agradeceu aos “amigos franceses” que apoiaram os refugiados políticos do Chile no golpe e ditadura militar vivida no país sul-americano, e dedicou uma lembrança especial ao presidente francês François Mitterrand, morto em 1996.

“Aqui lembramos a dor que significou o 11 de setembro de 1973, a interrupção abrupta de um sonho liderado pelo presidente Allende, que imaginava um mundo melhor em que era possível um socialismo com igualdade e liberdade”, disse a senadora, ao lembrar o golpe de Estado realizado pelo general Augusto Pinochet.

Isabel Allende também se disse orgulhosa por ser a primeira mulher a ocupar a presidência do Senado chileno e felicitou Hidalgo por ter sido eleita prefeita de Paris, também a primeira vez de uma mulher no cargo.

A prefeita contou que a cidade decidiu pôr o nome de Salvador Allende nesta praça, próxima à embaixada do Chile, porque era o lugar em que os exilados habitualmente se reuniam para protestar contra a ditadura militar chilena (1973-1990).

Estavam presentes no ato o presidente do Senado francês, Jean-Pierre Bel, e o embaixador do Chile, Patrício Hales, e de outros países da América Latina.

Allende terá hoje uma reunião com o presidente François Hollande, e amanhã com o ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius.

Segundo um comunicado do Eliseu, Hollande “cumprimentou a memória de Salvador Allende, vítima em 1973 da ditadura militar”.

O presidente francês disse que a escolha de Michelle Bachelet como presidente chilena “ressalta a importância de dar um novo impulso às relações entre França e Chile, sobretudo nos terrenos econômico e da cooperação universitária e científica”.

Hollande “citou também o apoio das autoridades francesas às reformas que Bachelet pretende impulsionar em favor da juventude, a educação e a saúde”.

O presidente francês aproveitou a visita de Allende para renovar o convite de uma visita de Estado de Bachelet à França. EFE

jjr/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.