Senadores apresentam lei no Congresso dos EUA para permitir viagens a Cuba
Washington, 29 jan (EFE).- Um grupo bipartidário de senadores apresentou nesta quinta-feira um projeto de lei no Congresso dos Estados Unidos a fim de eliminar as restrições às viagens a Cuba para os cidadãos e residentes americanos, a primeira proposta de legislação anunciada após a aproximação entre Havana e Washington.
O texto legislativo, chamado “Lei de liberdade para viajar a Cuba”, poria fim tanto às restrições legais sobre as viagens à ilha para os cidadãos americanos e residentes legais como aos impedimentos às transações bancárias relacionadas com esses deslocamentos.
Embora a Administração do presidente dos EUA, Barack Obama, tenha anunciado uma suavização das restrições sobre as viagens semanas atrás, é o Congresso quem deve votar para acabar com o marco legal sobre o qual se sustenta o embargo.
Os senadores que apoiam o projeto de lei são os republicanos Jeff Flake, Jerry Moram, Michael Enzi e John Boozman, e os democratas Patrick Leahy, Richard Durbin, Tom Udall e Sheldon Whitehouse.
Além disso, um projeto de lei paralelo será introduzido na Câmara dos Representantes na próxima semana pelo representante republicano Mark Sanford e pelo democrata Jim McGovern.
Em comunicado, os senadores que respaldam o texto afirmam acreditar “que a troca de ideias e valores entre as pessoas quando viajam (à ilha) pode ter um grande e positivo impacto, muito melhor que as décadas da velha política fracassada de isolamento”.
Obama e o presidente cubano, Raúl Castro, anunciaram no último dia 17 de dezembro a intenção de ambos países de normalizar as relações, após mais de meio século de atritos desde a vitória da Revolução Comunista de Fidel Castro.
Vários congressistas, especialmente os vinculados ao exílio cubano, estão fazendo uma forte oposição à aproximação entre Washington e Havana, liderados pelo senador republicano Marco Rubio e o democrata Robert Menéndez. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.