Senegal anuncia retomada de voos para países afetados pela epidemia de ebola

  • Por Agencia EFE
  • 10/11/2014 12h59

Dacar, 10 nov (EFE).- O presidente do Senegal, Macky Sall, anunciou a retomada dos voos entre o país, Serra Leoa, Libéria e Guiné – os três mais afetados pelo vírus ebola -, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

A decisão de Senegal ocorreu depois de a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) ter recomendado, na semana passada, a reabertura das fronteiras, liberando a circulação de pessoas e bens.

“Vamos suspender progressivamente o fechamento do espaço aéreo com os três países afetados pela epidemia”, declarou o presidente senegalês, segundo o jornal “Le Quotidien”, afirmando que a medida já está sendo aplicada em via marítima há dez dias.

Apesar de cumprir com as recomendações da Cedeao, o presidente do Senegal afirmou que o país vai seguir monitorando as fronteiras terrestres, aéreas e marítimas, mantendo a política de prevenção do vírus do ebola.

Além de ter suspendido as linhas aéreas entre Dacar e os três países afetados, Senegal também fechou as fronteiras terrestres com a vizinha Guiné, onde foi registrado o primeiro caso do atual surto de ebola.

O presidente não adiantou nenhum detalhe sobre a reabertura das fronteiras terrestres com Guiné, que permanecem fechadas desde 21 de agosto.

O ebola já causou 4.960 mortes desde março, segundo os últimos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.