Separatistas de Donetsk se dizem prontos para contra-ofensiva na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 11/08/2014 11h46

Kiev, 11 ago (EFE).- O comando da separatista “república popular de Donetsk” afirmou nesta segunda-feira que está pronto para uma grande contra-ofensiva em resposta à intensificação da operação lançada pelo Exército ucraniano contra os rebeldes pró-Rússia no leste da Ucrânia.

“Estamos prontos para uma contra-ofensiva em grande escala”, assegurou o “primeiro-ministro” separatista, Aleksandr Zakharchenko, em uma sessão do “governo”, informou as agências locais.

De acordo com Zakharchenko, os insurgentes “possuem uma quantidade de armas para realizar esse contra-ataque”.

Anteriormente, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, Andrei Lisenko, disse que as ações militares não cessarão e, por isso, recomendou aos residentes de Donetsk e Lugansk a abandonarem as cidades.

Lisenko ressaltou a necessidade de manter o ritmo da ofensiva para que os separatistas não tenham tempo para se reforçar e receber novas armas e munição, cuja provisão, segundo o governo da Ucrânia, é de responsabilidade russa.

Desde o último fim de semana, as forças governamentais tentam romper a faixa rebelde que une as regiões de Donetsk e Lugansk e que passa pelo bastião de Krasni Luch, palco de intensos combates.

Segundo o governo ucraniano, a conquista de Krasni Luch (Lugansk) representaria o bloqueio de fornecimento aos separatistas por parte da Rússia.

Outro dos objetivos da ofensiva ucraniana são as localidades situadas nas imediações da região onde caiu o avião malaio – no dia 17 de julho, com 298 pessoas a bordo -, as últimas vias de comunicação entre as duas regiões pró-russas em Donetsk.

Lisenko também informou que 568 militares ucranianos morreram, seis somente nas últimas 24 horas, desde o início do conflito armado contra os separatistas no último mês de abril. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.