Separatistas pró-Rússia afirmam ter derrubado caça ucraniano
Moscou, 3 fev (EFE).- Os separatistas pró-Rússia derrubaram um caça ucraniano na região ucraniana de Lugansk (leste) nesta terça-feira, segundo informou Igor Plotnitski, líder da autoproclamada república popular de Lugansk.
“Há poucos minutos foi abatido um avião das Forças Armadas da Ucrânia. O piloto ejetou de paraquedas e agora está sendo procurado”, disse Plotnitski, citado pela agência russa “Interfax”.
O Su-25 foi derrubado perto da cidade de Irmino, um dos epicentros dos combates entre forças do governo e milícias rebeldes desde o início do ano.
Esse é o segundo avião ucraniano abatido nos último dois dias, segundo os representantes da República Popular de Donetsk, que informaram ontem sobre a queda de um veículo de exploração.
O líder separatista em Donetsk, Aleksandr Zakharchenko, afirmou nesta terça-feira que no dia 9 de fevereiro será iniciada a mobilização voluntária de soldados com o objetivo de formar uma força de até 100 mil homens para enfrentar o Exército ucraniano.
Ambos os dirigentes insurgentes declararam na noite de ontem que estão dispostos a conter a ofensiva bélica iniciada há dez dias e que lhes permitiu retomar o controle do aeroporto de Donetsk e de várias localidades estratégicas na zona de conflito.
“Estamos dispostos a parar, mas só ali onde estamos no momento. Não trairemos a memória de nossos parceiros e civis mortos em janeiro”, diz a declaração conjunta.
Os rebeldes se pronunciaram a favor das conversas com Kiev, mas insistiram para que a Ucrânia substitua seu negociador, o ex-presidente Leonid Kuchma, que assinou os acordos de paz de Minsk em setembro de 2014, afirmando que ele não está capacitado para tomar decisões. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.